Índice
Se Vila Sésamo ainda transmitisse seu segmento Palavra do Dia, a palavra para hoje seria metaverso, como seria a palavra para ontem, anteontem e anteontem. Vamos mergulhar no Roblox Metaverse, um jogo de sucesso que está crescendo a cada dia!
Mas, exatamente, a que essa palavra se refere neste contexto? Nem todas as visões do metaverso são criadas iguais, para dizer o mínimo. A Meta prevê um metaverso de realidade virtual com o qual empresas e consumidores podem interagir, enquanto empresas como a Niantic acreditam no poder da realidade aumentada. O Second Life da Linden Lab, que permite aos jogadores criar avatares virtuais e literalmente viver uma segunda vida dentro do jogo, funciona sem problemas no PC desde 2003.
Roblox é um dos jogadores de maior sucesso no mundo virtual do metaverso. Desde a sua criação em 2004, a plataforma cresceu para incluir 47 milhões de usuários ativos diários em todo o mundo, bem como 9,5 milhões de desenvolvedores que criam experiências, que incluem mundos e jogos gerados por usuários. O Roblox é mais parecido com a Epic Games, mãe do Fortnite, pois está mais preocupado em criar um mundo imersivo dentro da tecnologia de jogos existente, em vez de investir fortemente em tecnologias nascentes, como realidade aumentada e realidade virtual. Em julho de 2020, a empresa disse ao The Verge que o jogo é jogado por mais da metade de todas as crianças americanas.
Leia também: Fortnite Metaverse: Aproximando-se do Metaverse
Em entrevista à Emerging Tech Brew, Craig Donato, diretor de negócios da Roblox, explicou como parte do sucesso da empresa se deve à sua dependência de baixo para cima na comunidade de criadores, que desenvolve todas as experiências encontradas no jogo, que pode variar de DJing uma festa para jogar um jogo cheio de ação de policiais e ladrões.
Nosso trabalho é simplesmente fornecer os meios para os criadores realizarem sua visão, explicou Donato. No caso de termos nove ou dez milhões de pessoas construindo em nossa plataforma, as coisas tendem a se resolver, diz o CEO da empresa.
Um metaverso, de acordo com Roblox, tem mais de 24 milhões de experiências para os jogadores mergulharem, e Donato afirmou que um dos desafios de desenvolver um é criar regras para evitar que ele se torne um Velho Oeste. Moderar qualquer comunidade da Internet é difícil, e a Roblox não está isenta desse desafio. Por ser fortemente comercializado para crianças, o problema pode ser agravado na plataforma quando os jogadores foram submetidos a violência gráfica ou sexo em experiências, como aconteceu no passado.
De acordo com Donato, Roblox atualmente tem mais de 4.000 moderadores humanos que se dedicam a policiar a plataforma e garantir que as experiências que os jogadores tenham ao jogar o jogo não violem os padrões da comunidade. A Roblox também emprega algoritmos de aprendizado de máquina para verificar e revisar o conteúdo que considera inadequado e categoriza o conteúdo com base na idade do público-alvo.
Leia também: VRChat Metaverse: VRChat já é um passo para o futuro da RV social
Donato enfatizou a importância de experiências imersivas e sociais de metaverso, o que significa que eles devem ser capazes de transportar jogadores para o mundo, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades para explorar esses mundos com seus amigos. Em vez de adquirir empresas de hardware AR/VR, a Roblox investiu na plataforma de comunidades online Guilded e na startup de avatar digital Loom.ai, de acordo com a empresa. Donato, por outro lado, acredita que a realidade aumentada e a realidade virtual podem não ser totalmente necessárias para alcançar a imersão.
Acredito que quando lemos muito sobre metaversos na imprensa, nossa tendência natural é pensar que a imersão é o problema. De acordo com Donato, precisamos que a realidade virtual e a realidade aumentada realmente se consolidem, e é aí que ela realmente vai se firmar. Acredito que já chegamos a um ponto de inflexão em termos de imersão. O que eu diria, no entanto, é que há uma quantidade incrível de inovação que ainda precisa ocorrer no lado social da equação.
O lado social do Roblox é parcialmente composto pelo que Donato chama de tecido compartilhado do metaverso do Roblox, que é composto pelas identidades únicas que os jogadores podem criar usando seu avatar, o gráfico social de com quem você anda e a economia do metaverso, que permite aos jogadores comprar, vender e trocar mercadorias entre si usando uma moeda do jogo conhecida como Robux.
Leia também: Oculus Quest 2 Metaverse: O Portal para Mundos Virtuais!
Além de facilitar as compras no jogo, os desenvolvedores da comunidade são remunerados em Robux, e a fonte de caixa operacional mais importante da Roblox vem da venda de Robux para outros jogadores no jogo. O Roblox gerou US$ 509 milhões em receita no último trimestre, com as vendas do Robux nas lojas de aplicativos Google Play e Apple representando mais da metade (54%) desse total. Roblox é um jogo totalmente gratuito para jogar.
No entanto, Donato enfatizou que, apesar do progresso do Roblox, ainda estamos nos estágios iniciais do metaverso, e levará algum tempo até vermos coisas como interoperabilidade entre metaversos e imersão total.
Em termos de onde estamos na jornada do metaverso, Donato acredita que provavelmente estamos em algum lugar no primeiro turno, ou no primeiro turno do primeiro turno. No momento, estamos apenas juntando as peças para a pilha. Estamos todos juntando a pilha.